Desenvolvimento e ciclo de maturação sexual do curimbatá Prochilodus scrofa Steindachner 1881 (Pisces, Prochilodontidae) no baixo Mogi-Guaçu /

Cyrino, José Eurico Possebon

Desenvolvimento e ciclo de maturação sexual do curimbatá Prochilodus scrofa Steindachner 1881 (Pisces, Prochilodontidae) no baixo Mogi-Guaçu / José Eurico Possebon Cyrino. - Jaboticabal, SP, 1980. - 54 p. : il. retrs.

Trabalho de conclusão de curso.

No período de abril/1978 a março/1979 foram coletados peixes da espécie "Curimbatá" - Prochilodus scrofa STEIND (1881) no trecho do baixo Mogi-Guaçu, nas proximidades da cidade de Barreirinha, sendo o principal objetivo determinar a curva de maturação sexual dessa espécie reofílica. Para tanto, quinzenalmente procedeu-se à captura de exemplares adultos de ambos os sexos que, após medidos e pesados, eram necropsiados para observação e pesagem das gônadas. A determinação da curva de maturação revelou que a espécie alcança seu pico em meados de dezembro, onde deve desovar naturalmente. Paralelamente foram feitas análises químicas e físicas do rio, de modo a observar variações sazonais da sua qualidade e também a possível influência desses parâmetros no ciclo de maturação sexual dos peixes. A estimativa da fecundidade absoluta de algumas fêmeas mostrou uma variação de 80.226 a 358.382 óvulos/fêmea, oscilando o peso entre 990 e 2800g. Foram também estabelecidas equações que relacionam o peso corporal com a idade dos peixes, estimada pela observação das escamas, permitindo-se assim determinar o índice de crescimento do curimbatá e também a idade em que, pela primeira vez, essa espécie completa sua maturação sexual..


Curimbatá--Desenvolvimento.

597.5